Gênero e educação de jovens e adultos: novo olhar para a educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p91-106Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa que problematizou como o tema gênero está presente em algumas orientações curriculares municipais do Estado do Rio de Janeiro direcionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade da educação ofertada àqueles e àquelas que não tiveram oportunidades de concluir a educação básica na idade considerada regular. Como professores formados em educação física, atentos às questões relacionadas ao corpo como uma construção cultural, buscamos identificar como o gênero é abordado no ambiente escolar, enquanto tema transversal de uma educação que procura constituir uma sociedade justa e igualitária. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, em especial a análise documental de leis e diretrizes/orientações curriculares nacionais e de três municípios da região metropolitana – Tanguá, Rio de Janeiro e Belford Roxo – do Estado do Rio de Janeiro. Destacando a importância de referências que promovam a organização do trabalho docente, concluímos que, de forma geral, as diretrizes/orientações curriculares da EJA possibilitam a abordagem desse tema no âmbito escolar, mesmo que de maneira indireta. E, que as aulas de educação física podem contribuir de forma significativa na transformação de uma sociedade com valores excludentes em oportunidades para todos e todas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.