A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): onde está o lazer?

Autores

  • Carlos Alberto Fonseca
  • Cáthia Alves

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p171-196

Resumo

O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como o lazer é tratado no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerado aqui como um dispositivo estratégico de governamento, no contexto da educação infantil e do ensino fundamental. Buscamos identificar em quais áreas o lazer é citado; detectar de que maneira essas áreas abordam o tema e analisar qual enfoque é dado ao lazer nas três versões do documento. O estudo utilizou a combinação das pesquisas bibliográfica e documental, com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Como conclusão identificamos que o termo lazer aparece nas três versões da BNCC e é citado onze vezes na primeira versão, vinte e sete vezes na segunda e quinze vezes na terceira. O termo lazer é citado nos textos específicos de diferentes áreas do conhecimento, tais como: geografia, educação física, arte e história, o que pode indicar o caráter multidisciplinar que o termo assume, também, dentro do contexto escolar. Por fim, indicamos que o lazer estabelece relações com elementos ligados à cultura corporal, ao esporte, às tecnologias, à pluralidade artística e cultural e a saúde.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Fonseca , C. A., & Alves, C. (2024). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): onde está o lazer?. Comunicações, 28(1), 171–196. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p171-196