Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul

Autores

  • Marcelo Fonseca Vivian
  • Mara Elisângela Jappe Goi

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p243-260

Resumo

Considerando que educação e formação docente são atividades que possuem relações de dependências e que a valorização docente é um dos fatores para a solução de problemas na educação, percebe-se a relevância da qualidade da formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, destaca-se a importância de pesquisas acerca das iniciativas de formação continuada como forma de conhecer tais ações, assim como de fornecer subsídios para formações futuras. Sabendo-se da relevância do Estado na promoção de iniciativas de formação continuada, apresenta-se neste trabalho dados de uma pesquisa realizada em quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que estas coordenadorias atendem as demandas das escolas Estaduais. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, tendo como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário, composto por questões de múltipla escolha e descritivas, abordando a temática “formação continuada de professores”. As questões visam obter informações sobre o desenvolvimento das ações de formação continuada, não envolvendo aspectos pessoais. A partir da pesquisa foi possível observar aspectos referentes às características gerais de ações de formação continuada, assuntos abordados e existência de formação específica para professores de cada área do conhecimento.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Vivian, M. F., & Goi, M. E. J. (2024). Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul. Comunicações, 28(1), 243–260. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p243-260