Histórias em Quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p261-277Resumo
Histórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. O presente artigo buscou propor uma sequência didática baseada no uso de HQ e analisá-la a partir das percepções do docente que a aplicou. Fundamentada nos princípios do ensino por investigação, estes articulados com os referenciais piagetianos, a sequência didática (SD) procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A SD foi aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de 2 escolas da cidade de São Paulo. A fala do professor foi analisada a partir da metodologia de análise de conteúdo e quatro categorias emergiram (levantamento das concepções prévias dos discentes, envolvimento dos discentes, socialização dos modelos explicativos propostos e importância da HQ no processo de ensino-aprendizagem), dentre as quais destacamos o papel da SD como facilitadora na aquisição das ideias espontâneas dos alunos, bem como a relevância das Histórias em Quadrinhos para a educação química.
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