Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p279-294Resumo
Este artigo é resultado de nossa participação no projeto internacional Mapping the History of Education (2014-2019) e analisa as publicações da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Como fundamento teórico, baseamo-nos em autores que se dedicaram a compreender o funcionamento do campo científico, como Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Foram analisados os artigos publicados entre 2001, data do primeiro número da Revista, e 2017, ano em que fechamos o levantamento. Para classificá-los, adotamos as seguintes nomenclaturas: internacionalização; gênero das autorias; instituições de filiações (nacionais e internacionais); origem geográfica das autorias (países e regiões brasileiras); citações; temáticas; palavras-chave. Além das conclusões referentes a esses indicadores, finalizamos com a reflexão sobre a importância em si do mapeamento dessa produção, acreditando que ele possa contribuir para a formação de grupos, a troca de informações e o intercâmbio que vem sendo praticado em âmbito internacional nessa área de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.