Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações

Autores

  • Marisa Bittar
  • Olivia Medeiros Neta
  • Amarilio Ferreira Junior

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p279-294

Resumo

Este artigo é resultado de nossa participação no projeto internacional Mapping the History of Education (2014-2019) e analisa as publicações da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Como fundamento teórico, baseamo-nos em autores que se dedicaram a compreender o funcionamento do campo científico, como Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Foram analisados os artigos publicados entre 2001, data do primeiro número da Revista, e 2017, ano em que fechamos o levantamento. Para classificá-los, adotamos as seguintes nomenclaturas: internacionalização; gênero das autorias; instituições de filiações (nacionais e internacionais); origem geográfica das autorias (países e regiões brasileiras); citações; temáticas; palavras-chave. Além das conclusões referentes a esses indicadores, finalizamos com a reflexão sobre a importância em si do mapeamento dessa produção, acreditando que ele possa contribuir para a formação de grupos, a troca de informações e o intercâmbio que vem sendo praticado em âmbito internacional nessa área de conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Bittar, M., Medeiros Neta, O., & Ferreira Junior , A. (2024). Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações. Comunicações, 28(1), 279–294. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p279-294