Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p315-345Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o assunto Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências. Para isso, fez-se uma busca em 6 periódicos de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019. Nessa busca foram encontrados 83 artigos sobre Experimentação no Ensino de Ciências, sendo que apenas 22 tratavam da Experimentação Investigativa. A partir desses artigos, foram realizadas as leituras que emergiram em duas categorias de análise: i) Experimentação Investigativa na Formação Inicial e Continuada de Professores; ii) Experimentação Investigativa na Educação Básica. Os dados dos artigos foram analisados com embasamento da Análise de Conteúdo de Bardin e, a partir da leitura, pode-se constatar que a Experimentação Investigativa demonstra potencial como estratégia metodológica nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências e na formação de alunos críticos e investigativos, contribuindo na construção do conhecimento científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.