Comenius e a relação professor/aluno

Autores

  • Wojciech Andrzej Kulesza

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p3-19

Palavras-chave:

Comenius; Orbis Pictus; Iconografia.

Resumo

No momento em que se rememora em todo o mundo a passagem dos 350 anos do falecimento de Comenius, consideramos fundamental reconfigurar o lugar do Orbis Sensualium Pictus, sua obra didática mais famosa, no conjunto de sua obra educacional. Livro concebido na maturidade do autor, em pleno exercício de sua prática de professor de latim, sua leitura moderna tem enfatizado sua importância como concretização exemplar de suas concepções pedagógicas. Neste trabalho focalizamos o modo como a relação pedagógica entre educador e educando é apresentada por Comenius no Orbis Pictus, fazendo-se uma leitura que pressupõe o conhecimento de sua obra pedagógica, notadamente da Didactica Magna e da Pampaedia. Devido à presença do farto material visual no Orbis Pictus, além do exame do texto escrito, é feita uma apreciação concomitante de algumas imagens presentes no livro referentes a essa temática, procurando-se levar em conta a explícita vinculação entre texto e imagem que a concepção original do livro exige.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Kulesza, W. A. (2024). Comenius e a relação professor/aluno. Comunicações, 28(2), 3–19. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p3-19