Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares

Autores

  • Sandro Bortolazzo
  • Roseli Belmonte Machado

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p43-56

Resumo

O crescente uso de redes sociais, a exemplo do aplicativo Instagram, vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam na composição do estudo. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel – amparado nos discursos das expertises – produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Bortolazzo, S., & Machado, R. B. (2024). Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares. Comunicações, 28(2), 43–56. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p43-56