Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p43-56Resumo
O crescente uso de redes sociais, a exemplo do aplicativo Instagram, vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam na composição do estudo. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel – amparado nos discursos das expertises – produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.