Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p57-75Resumo
Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência, em grande parte, por causa da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do curso de Ciência e Tecnologia de uma Universidade Federal no interior do RN, compreendendo seus anseios na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através da aplicação de questionário online, no qual foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Analisando os dados em escala Likert pelo programa PSPP, verificou-se a ocorrência de quatro perfis estudantis: 1) que declaram que eram bons em Matemática no Ensino Médio, 2) que organizam seu tempo disponível da melhor forma possível, 3) que são participativos nas aulas e 4) que possuem identificação com o curso. Esses grupos congregam 61,99% da população estudada e foi apurado, para cada um desses, algumas justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos encontrados pela pesquisa.
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