Percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica

Autores

  • João Vitor Cruz
  • Rogério Cruz de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p77-92

Resumo

O objetivo do estudo consiste em compreender a percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada versando sobre o papel do professor e o papel do professor em academias de ginástica, da qual participaram nove voluntários de ambos os sexos. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Como resultado a percepção do papel de professor gravitou em torno de quatro categorias de análise: professor transmissor de conhecimento; professor influenciador; professor mediador do conhecimento, e; professor aprendiz. Quanto ao papel do professor em academias de ginástica tivemos outras quatro categorias de análise: conscientizador; acolhedor; instrutor; e; professor como aprendiz. Conclui-se que a percepção dos profissionais de Educação Física recém-formados em academias de ginástica sobre o seu papel como professor é múltipla, abrangendo desde perspectivas mais tradicionais até perspectivas mais críticas.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Cruz, J. V., & Cruz de Oliveira, R. (2024). Percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. Comunicações, 28(2), 77–92. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p77-92