Dimensões da identidade docente em arte: considerações teórico-críticas sobre a formação inicial no MS
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p93-116Resumo
O objetivo desse artigo é identificar e mapear as dimensões da identidade docente em Arte materializadas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de formação inicial docente neste campo do saber, na modalidade presencial, em Instituições Públicas de Ensino Superior, no Estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem quanti-qualitativa. A metodologia da pesquisa consistiu em: primeiramente, coletar os dados junto às instituições de ensino superior, nas quais obtivemos os Projetos Políticos Pedagógicos; segundamente, analisar esses documentos tendo como base as três dimensões da identidade docente em Arte descritas por Mauren Teuber (2016) e, finalmente, apresentar o panorama obtido, com considerações teórico-críticas sobre os documentos coletados, por meio, das contribuições do pensamento de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer sobre formação, semiformação e instrumemtalização da razão. Os resultados de nossas análises indicam possíveis riscos à semiformação quando existe dominância de uma dimensão da identidade docente em Arte em relação às demais. As dimensões da identidade docente em arte analisadas foram: o professor como artista, o professor como docente e o professor como pesquisador. Esperamos que este texto possa contribuir para o surgimento de novas propostas de trabalho científico que possuam como alvo de suas interrogações à formação inicial do docente em Arte, bem como de mais processos investigativos sobre o professor de Arte.
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