Estágio curricular: sistematização e percepção dos sujeitos envolvidos

Autores

  • Mari Clair Moro Nascimento
  • Raquel Lazzari Leite Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p117-138

Resumo

Para atingir o objetivo deste trabalho, mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, foi necessário o embasamento na pesquisa qualitativa, visto que ela analisa o objeto de estudo em toda sua complexidade. Tem-se, assim, como lócus de pesquisa, o estágio curricular, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estruturado em um curso de Pedagogia que acontece em uma universidade pública situada no norte do estado do Paraná. As informações obtidas foram coletadas por meio de observações, entrevista, questionário e pesquisa documental. A partir do objetivo proposto, buscou-se verificar como este estágio é concebido nos documentos institucionais e, ainda, como ele se efetiva em seu dia a dia. No entrelaçar do que consta nos documentos consultados e do que fora visto em seu cotidiano, são apresentadas ações, consideradas como positivas ou negativas pelos sujeitos participantes do estudo, que interferiram na formação docente ou nas escolas onde o estágio se concretizou. A partir dos dados apresentados ao longo do texto, nas considerações finais chama-se a comunidade acadêmica, especialmente a universidade, responsável pelo estágio curricular, no momento da formação inicial, a repensar sobre o que ainda precisa ser revisto em sua configuração e estruturação no intuito dar voz aos sujeitos da escola e formar o professor.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Nascimento, M. C. M., & Barbosa, R. L. L. (2024). Estágio curricular: sistematização e percepção dos sujeitos envolvidos. Comunicações, 28(2), 117–138. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p117-138