A interdisciplinaridade no Estágio Supervisionado: (IN) Congruências na prática escolar

Autores

  • Andrea Abreu Astigarraga
  • Railane Bento Vieira Sabóia

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p139-156

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as (in) congruências encontradas na práxis interdisciplinar no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o Curso de Pedagogia da UVA, Ceará, e nas escolas públicas de um município cuja proposta pedagógica enfatiza avaliação externa no Infantil V e os eixos de Linguagens e Códigos. Pesquisa de abordagem qualitativa. Devido à ausência de documentação escrita e/ou virtual sobre currículo recentemente formulada, recorremos à entrevista com a coordenadora da Educação Infantil no supracitado local de pesquisa. Além deste instrumento metodológico, incluímos aplicação de questionário com 43 acadêmicas do sétimo e do oitavo períodos.  Os resultados apontam como incongruências: a dificuldade inicial na aceitação dos estagiários pelos gestores e professores; a aplicação das provas externas no mesmo período do estágio nas turmas do Infantil V; a exigência de mudança na estrutura e nos temas dos projetos para adequação aos eixos de Linguagens e Códigos, entre outros.  Por outro lado, reconhecemos como congruências: a criação de um espaço de diálogo com as professoras e gestoras escolares; aceitação e fortalecimento das práticas lúdicas; a superação da fragmentação de conhecimentos, de forma a contribuir significativamente na formação das (os) pedagogas (os), aliando teoria e prática.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Astigarraga, A. A., & Sabóia , R. B. V. (2024). A interdisciplinaridade no Estágio Supervisionado: (IN) Congruências na prática escolar. Comunicações, 28(2), 139–156. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p139-156