Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no método Problem-Based Learning (PBL)

Autores

  • Jefferson da Silva Moreira
  • David Moisés Barreto dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p157-179

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação cujo objetivo foi identificar e discutir dilemas profissionais no campo da avaliação da aprendizagem e as necessidades formativas de professores-tutores que atuam no método PBL do curso de Engenharia de Computação de uma universidade pública do Estado da Bahia. Com efeito, a seguinte questão norteadora subsidiou o desenvolvimento do processo investigativo: quais dilemas profissionais, em termos de processos avaliativos, e necessidades formativas de professores-tutores de uma universidade pública podem ser evidenciados mediante o método de casos de ensino? Respaldamo-nos teoricamente nas reflexões de Shulman (2014); Mizukami (2004); Zabalza (1994); Cunha (2015), entre outros. Metodologicamente, caracteriza-se por ser um estudo descritivo-analítico, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário sócioprofissional e um caso de ensino, cuja análise esteve pautada em pressupostos da técnica de análise de conteúdo. Os dados apontam que as necessidades formativas dos participantes se concentram, majoritariamente, na dimensão pedagógica, evidenciando, assim, fragilidades na base de conhecimento para o ensino desses profissionais. No que diz respeito aos dilemas, os depoimentos dos tutores destacaram a condução complexa de práticas avaliativas junto aos discentes no contexto das sessões tutoriais e a postura antiética de estudantes nas práticas avaliativas, especialmente, autoavaliação. Mediante tais aspectos, apontamos a necessidade do delineamento de uma proposta de formação permanente para os sujeitos da pesquisa, tendo como objetivo seu deseolvimento profissional docente.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Moreira, J. da S., & Barreto dos Santos, D. M. (2024). Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no método Problem-Based Learning (PBL). Comunicações, 28(2), 157–179. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p157-179