Experiência estética na Formação Continuada de professores na escola
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p181-200Resumo
O presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no contexto das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs) e que tinham como pauta as experiências estéticas. Neste trabalho discutimos a formação de professores no contexto escolar envolvendo a linguagem literária, a linguagem cinematográfica e a linguagem visual, propulsoras de experiências estéticas. Socializamos as inquietações e práticas promovidas por uma professora coordenadora iniciante preocupada com a formação continuada dos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Rio Claro/SP. Trata-se de pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) que tomou como objeto de estudo as práticas de formação continuada instituídas pela referida professora coordenadora. Para compor este trabalho utilizamos as escritas do diário de bordo pessoal da professora coordenadora; registros dos professores e equipe gestora contidos na Pasta de Memórias das HTPCs e fichas avaliativas das HTPCs. Para desenvolver o processo de interpretação dos dados nos inspiramos no paradigma indiciário. A pesquisa desvelou que a experiência estética favoreceu uma proposta formativa humanizadora e implicou na ressignificação da própria atuação da professora coordenadora.
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