Políticas Públicas para a formação de professores: reflexos no desenvolvimento profissional na Educação Básica

Autores

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
  • Joelson de Sousa Morais
  • Nadja Regina Sousa Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p201-227

Resumo

 Este artigo é parte integrante de uma pesquisa maior intitulada “Formação, desenvolvimento profissional e a construção da profissionalização do pedagogo egresso”. Discutimos as proposições dos documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular – BNCC Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024); e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em vista da formação e a profissionalidade do professor. Partimos da pergunta norteadora: quais as implicações e desafios das atuais políticas neoliberais para a formação e a profissionalidade do professor? O objetivo é analisar a formação e o desenvolvimento profissional do professor egresso do curso de Pedagogia em vista da construção da sua profissionalidade. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos os dispositivos metodológicos das observações e questionário narrativo, do qual captamos as narrativas de quatro professores de escolas públicas de Caxias (MA), no ano de 2018, logo após a homologação da BNCC (BRASIL, 2017). Destacamos que, no capitalismo, as políticas educacionais são determinadas pelo mercado e a reprodução do capital; e a formação do professor assinala a precarização, flexibilização e vulnerabilização do trabalho docente, baseado no neoliberalismo.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Carvalho do Nascimento, F.-L. S., Morais, J. de S., & Magalhães, N. R. S. (2024). Políticas Públicas para a formação de professores: reflexos no desenvolvimento profissional na Educação Básica. Comunicações, 28(2), 201–227. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n2p201-227