Base Nacional Comum Curricular e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: objetivos para formação e atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p7-23Resumo
Formação e atuação docente em cenários de contradições e controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) demandam a problematização de racionalidade, metas e composições curriculares e metodológicas, perpassando o domínio das políticas educacionais. Atinente a essa conjuntura, objetiva-se analisar perspectivas de Educação CTSA e proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira e evidenciar objetivos de formação e atuação docente; enfatiza-se a área de Ciências da Natureza em anos finais do Ensino Fundamental. Essa análise abrange pressupostos de Análise Documental e de Conteúdo. No escopo desses percursos analíticos, notabilizam-se viabilidades no que concerne a pressupostos de Educação CTSA na Educação Básica, abrangendo a vinculação a realidades vivenciais dos sujeitos nas composições curriculares e metodológicas e processos argumentativos de articulação de perspectivas. Em decorrência dessa análise, articulando metas formativas envolvendo docentes e discentes, salienta-se o desenvolvimento de autonomia e responsabilidade.
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