Base Nacional Comum Curricular e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: objetivos para formação e atuação docente

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Prado
  • Noemi Sutil

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p7-23

Resumo

Formação e atuação docente em cenários de contradições e controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) demandam a problematização de racionalidade, metas e composições curriculares e metodológicas, perpassando o domínio das políticas educacionais. Atinente a essa conjuntura, objetiva-se analisar perspectivas de Educação CTSA e proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira e evidenciar objetivos de formação e atuação docente; enfatiza-se a área de Ciências da Natureza em anos finais do Ensino Fundamental. Essa análise abrange pressupostos de Análise Documental e de Conteúdo. No escopo desses percursos analíticos, notabilizam-se viabilidades no que concerne a pressupostos de Educação CTSA na Educação Básica, abrangendo a vinculação a realidades vivenciais dos sujeitos nas composições curriculares e metodológicas e processos argumentativos de articulação de perspectivas. Em decorrência dessa análise, articulando metas formativas envolvendo docentes e discentes, salienta-se o desenvolvimento de autonomia e responsabilidade.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Prado, M. A. da S., & Sutil, N. (2024). Base Nacional Comum Curricular e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: objetivos para formação e atuação docente. Comunicações, 28(3), 7–23. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p7-23

Edição

Seção

Dossiê “Educação em Ciências, Tecnologia e Matemática - investigação das práticas profissionais"