Metanálise qualitativa sobre a pesquisa-ação na formação de professores de ciências

Autores

  • Simone Mertins
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa
  • Valderez Marina do Rosário Lima

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p39-53

Resumo

O objetivo é compreender o modo como os estudos que abordam o potencial formativo da pesquisa-ação, na formação de professores de Ciências, configuram metodologicamente a pesquisa-ação. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo metanálise qualitativa. O corpus de análise envolveu a busca de termos específicos (n=10), no Portal de Periódicos Capes e em revistas nacionais e internacionais indexadas com Qualis de extratos elevados. Os textos foram selecionados após a leitura dos resumos e da seção de método. O corpus foi constituído por 11 seções de método entre os artigos selecionados conforme a temática. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram três categorias: i) contextos das pesquisas; ii) possíveis ciclos de pesquisa-ação; e iii) análise dos dados. A principal conclusão indica que as pesquisas analisadas seguem de modo parcial os critérios de pesquisa-ação.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Mertins, S., Amaral-Rosa, M. P., & Lima, V. M. do R. (2024). Metanálise qualitativa sobre a pesquisa-ação na formação de professores de ciências. Comunicações, 28(3), 39–53. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p39-53

Edição

Seção

Dossiê “Educação em Ciências, Tecnologia e Matemática - investigação das práticas profissionais"