A produção de um material utilizando o Software Tracker para abordagem do experimento da difração de elétrons

Autores

  • Marcus Vinicius Peres
  • Jorge Alberto Lenz
  • Arandi Ginane Bezerra Jr
  • Giulio Domenico Bordin

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p71-93

Resumo

A experimentação é parte fundamental nos processos de ensino-aprendizagem relacionados ao ensino de Física e representa um grande desafio, particularmente, para o ensino de Física Moderna e Contemporânea. Neste trabalho, apresentamos um produto educacional baseado na tecnologia da videoanálise enquanto estratégia para levar à sala de aula o experimento de difração de elétrons. Trata-se de iniciativa concreta de utilizar o programa Tracker para permitir a estudantes e professores a visualização de um fenômeno fundamental da Física, concebido teoricamente pelo físico francês de Broglie e reportado experimentalmente no começo do século XX por Davisson, nos Estados Unidos, e Thomson, no Reino Unido, os três agraciados com o prêmio Nobel. O material didático é associado à comprovação do comportamento ondulatório dos elétrons, com implicações para explorar o conceito de dualidade onda-partícula, fundamental para a Mecânica Quântica. Ocorre que os custos para realização desse experimento são muito elevados, de modo que a videoanálise foi utilizada para produzir um material acessível, versátil e com o condão de dar a professores e estudantes a possibilidade de realizarem a atividade em diversos contextos, configurando um exemplo objetivo de utilização de uma Tecnologia de Informação e Comunicação, no caso, a videoanálise com o Tracker, no Ensino de Física Moderna e Contemporânea fomentar atividades investigativas e de experimentação.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Peres, M. V., Lenz, J. A., Bezerra Jr, A. G., & Bordin, G. D. (2024). A produção de um material utilizando o Software Tracker para abordagem do experimento da difração de elétrons. Comunicações, 28(3), 71–93. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p71-93

Edição

Seção

Dossiê “Educação em Ciências, Tecnologia e Matemática - investigação das práticas profissionais"