Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear

Autores

  • Mariluce de Oliveia Silva
  • José Paulo Cravino
  • J. Bernardino Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p107-120

Resumo

O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software GeoGebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. Por fim, considerou-se que alguns dos componentes que envolvem a mediação do professor são fundamentais no processo de aprendizagem; e que o GeoGebra impacta positivamente na aprendizagem dos alunos para facilitar a compreensão de uma operação que exige uma manipulação puramente algébrica.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Silva, M. de O., Cravino, J. P., & Lopes, J. B. (2024). Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear. Comunicações, 28(3), 107–120. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p107-120

Edição

Seção

Dossiê “Educação em Ciências, Tecnologia e Matemática - investigação das práticas profissionais"