RPG: jogando o jogo com ações de insubordinação criativa
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p121-134Resumo
O estudo da Teoria das Probabilidades é colocado pela ótica da ludicidade, a partir dos jogos de Role Playing Games (RPG). Uma prática docente é narrada na qual procurou-se estruturar o conhecimento da probabilidade e o descobrimento pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do Rio de Janeiro, de como se comporta o espaço amostral. Para alcançar o objetivo de evidenciar na narrativa do professor, que considera insubordinada criativa sua prática com jogos, manifestações de ações de subversão responsável, incluindo as auto-insubordinações criativas, utilizamos os aportes teóricos do ensino de probabilidade, do ensino a partir de jogos e da insubordinação criativa. Buscou-se na literatura sobre o tema, categorias de ações docentes consideradas insubordinadas criativas. Confrontando a narrativa do professor com essas categorias foram encontrados, a título de resultado, indícios de subversão responsável que alargam tais categorias, como a visibilidade profissional, além de uma reflexão sobre códigos de vestimenta no local de trabalho do professor. Esta investigação procura contribuir para a continuidade das discussões sobre a docência (e suas insubordinações criativas) em pesquisas em Educação Matemática.
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