A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p185-204Resumo
A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade a distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública a distância corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação por meio da perceção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados com recurso de um questionário on-line. Participaram 35 voluntários e os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória.
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