O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p205-227Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades de ensino, localizadas em São Paulo. Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e seguimos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos, dentre eles: Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Philippe Perrenoud, Telma Weisz, e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Apesar de todos os professores conhecerem os documentos da instituição, constatamos que a maioria deles realiza uma prática avaliativa considerada tradicional, pautada na medição e verificação, transferindo a responsabilidade da reprovação ou do insucesso no processo de ensino-aprendizagem ao aluno. Logo, os documentos institucionais não foram suficientes para modificar o percurso das práticas de avaliação, uma vez que essa modificação pressupõe processos formativos tanto individuais quanto coletivos.
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