Percepções relativas à valorização docente e plano de carreira: estudo de caso em dois municípios da região Metropolitana de São Paulo

Autores

  • Cristina Miyuki Hashizume
  • Priscila Toratti Danielle

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p247-262

Resumo

O presente artigo tratará da percepção docente em relação ao plano de carreira no magistério público de dois municípios da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo do artigo é: i) refletir sobre a percepção e os afetos do professor em relação à carreira e direitos docentes, a partir: relação com o sindicato, saúde e relações interpessoais; ii) comparar os depoimentos dos docentes à legislação que regulamenta o plano de carreira dos municípios estudados; iii) relacionar as condições de trabalho e carreira com a percepção sobre a atividade docente. Método: estudo documental dos estatutos e planos de carreira e remuneração (PCRs) municipais, além de entrevistas semiestruturadas com professores das cidades estudadas, aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: o corpus empírico foi analisado qualitativamente à luz das legislações nacionais e municipais, além de autores que discutem a valorização docente e qualidade de vida no trabalho. Os depoimentos explicitaram percepções sobre as práticas, contradições e equívocos, sinalizando a necessidade de mudanças e aprimoramentos nas políticas municipais através de controle social. O estudo foi relevante para a reflexão e conscientização de professores a respeito da importância do PCR, contribuindo, ainda, para a reflexão junto aos trabalhadores e sensibilização destes e de sua gestão em relação à saúde do corpo e da mente do professor, à qualidade de vida no trabalho e ao caráter motivacional de estatutos e PCR transparentes, estruturados e efetivos.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Hashizume, C. M., & Danielle, P. T. (2024). Percepções relativas à valorização docente e plano de carreira: estudo de caso em dois municípios da região Metropolitana de São Paulo. Comunicações, 28(3), 247–262. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p247-262