Escolha profissional de estudantes concluintes do Ensino Médio: fatores influenciadores

Autores

  • Mônica Coeli Souza Soares
  • Sílvia Maria Melo Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p263-286

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os fatores que influenciaram a escolha profissional de estudantes concluintes do Curso Profissionalizante de Nível Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Castanhal.Foi realizada com 54 estudantes, oriundos de vários municípios paraenses,no momento da escolha de um curso superior. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com utilização de questionário e análise documental. Os participantes foram questionados sobre suas escolhas, dificuldades, motivações e determinantes sociais, econômicos, políticos, educacionais e pessoais para as escolhas profissionais. O questionário foi composto por 12 perguntas abertas, e suas respostas foram analisadas e interpretadas por categorias de natureza Psicológica, Sociopolítica e Econômica, Psicossocial e Educacional, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo na abordagem de Bardin (2011). A análise das respostas dos participantes apontou que os fatores de natureza psicológica foram determinantes, demonstrados em 51,50% no desejo de realizar um curso superior, 66,70% na sua escolha, 88,06% na dificuldade pela escolha, 58,18% na razão da escolha, e 88,63% na satisfação pela escolha. O estudo ainda traçou o perfil dos estudantes como provenientes de escolas públicas, que buscaram no ensino técnico uma formação profissional e uma carreira, e com história ocupacional através de seus pais em atividades de baixa escolarização e poucas perspectivas de realizações na vida.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Soares, M. C. S., & Gonçalves, S. M. M. (2024). Escolha profissional de estudantes concluintes do Ensino Médio: fatores influenciadores. Comunicações, 28(3), 263–286. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p263-286