Minhobucket: ferramenta pedagógica para ensino e aprendizagem nas ciências agrárias
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p307-333Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção de estudantes sobre a contribuição da ferramenta pedagógica Minhobucket para o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Bacharel em Zootecnia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato. Abordou ainda, como objetivos específicos, avaliar e ampliar seus conhecimentos sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, além de verificar por meio de um Ensaio a real efetividade da ferramenta na produção de minhocas e seus produtos. Como metodologia foi utilizado um estudo quali-quantitativo, de tipo pesquisa ação e aplicação de questionários. Os resultados demonstraram em 90,00% um ganho de conhecimento dos estudantes sobre a ferramenta, com indicação em 90,00% pelos mesmos da prática para a disciplina Minhocultura do Curso. Sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, foram contabilizados ganhos de conhecimento de 51,25%, 40,00% e 25,00%, respectivamente, com valor médio total de 38,75% sobre os temas. O Ensaio realizado comprovou que a ferramenta Minhobucket pode ser de grande utilidade na criação e produção de minhocas e seus produtos, atingindo valores iguais ou superiores aos encontrados na literatura em experimentos similares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.