Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção de estudantes sobre a contribuição da ferramenta pedagógica Minhobucket para o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Bacharel em Zootecnia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato. Abordou ainda, como objetivos específicos, avaliar e ampliar seus conhecimentos sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, além de verificar por meio de um Ensaio a real efetividade da ferramenta na produção de minhocas e seus produtos. Como metodologia foi utilizado um estudo quali-quantitativo, de tipo pesquisa ação e aplicação de questionários. Os resultados demonstraram em 90,00% um ganho de conhecimento dos estudantes sobre a ferramenta, com indicação em 90,00% pelos mesmos da prática para a disciplina Minhocultura do Curso. Sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, foram contabilizados ganhos de conhecimento de 51,25%, 40,00% e 25,00%, respectivamente, com valor médio total de 38,75% sobre os temas. O Ensaio realizado comprovou que a ferramenta Minhobucket pode ser de grande utilidade na criação e produção de minhocas e seus produtos, atingindo valores iguais ou superiores aos encontrados na literatura em experimentos similares.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Comunicações