Minhobucket: ferramenta pedagógica para ensino e aprendizagem nas ciências agrárias

Autores

  • Erivaldo Erbo Alves Santos
  • João Batista Rodrigues Abreu
  • Francisca Alves Souza
  • Francisco Gauberto Barros Santos
  • Gilmar Ferreira Vita

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p307-333

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção de estudantes sobre a contribuição da ferramenta pedagógica Minhobucket para o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Bacharel em Zootecnia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato. Abordou ainda, como objetivos específicos, avaliar e ampliar seus conhecimentos sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, além de verificar por meio de um Ensaio a real efetividade da ferramenta na produção de minhocas e seus produtos. Como metodologia foi utilizado um estudo quali-quantitativo, de tipo pesquisa ação e aplicação de questionários. Os resultados demonstraram em 90,00% um ganho de conhecimento dos estudantes sobre a ferramenta, com indicação em 90,00% pelos mesmos da prática para a disciplina Minhocultura do Curso. Sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, foram contabilizados ganhos de conhecimento de 51,25%, 40,00% e 25,00%, respectivamente, com valor médio total de 38,75% sobre os temas. O Ensaio realizado comprovou que a ferramenta Minhobucket pode ser de grande utilidade na criação e produção de minhocas e seus produtos, atingindo valores iguais ou superiores aos encontrados na literatura em experimentos similares.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Santos, E. E. A., Abreu, J. B. R., Souza, F. A., Santos, F. G. B., & Vita, G. F. (2024). Minhobucket: ferramenta pedagógica para ensino e aprendizagem nas ciências agrárias. Comunicações, 28(3), 307–333. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n3p307-333