A docência em filosofia na escola: profissionais da história da filosofia ou agentes de transformação para o filosofar?
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p157-170Resumo
O presente trabalho se justifica em sua pesquisa, sem a pretensão de esgotar o debate complexo sobre o assunto, entender o papel atuante da docência no ensino de Filosofia nas escolas ao problematizar reflexões como o que, de que forma, quais pretensões e contribuições se esperam ao ensinar Filosofia na educação básica, bem como a importância do seu ensino. Pretende-se assinalar, por meio da leitura de estudiosos como Gallo (2006), Chauí (2016) e Japiassu (1997), o tema. Assim, este trabalho tem por objetivo, mesmo que parcial em seu enredamento, fazer um diagnóstico das discussões do que se espera nos dias atuais de professores(as) que, sem desprezar a história da Filosofia, educam de modo transversal e aberto ao novo como elemento de construção de sujeitos agentes, pensantes, criativos e inovadores.
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