A comunicação de crianças de pré escola em atividades que envolvem o espaço

Autores

  • Edda Curi
  • Giselle Carreira Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p7-28

Resumo

Este artigo decorre de uma dissertação de mestrado, que apresenta resultados sobre a competência de comunicação oral, nas aprendizagens de alunos da Educação Infantil, na Pré-Escola, com a faixa etária entre 5 e 5 anos e 11 meses, da EMEI Professora Cleide Moreira dos Santos, localizada num bairro da Zona Norte de São Paulo, sobre Relações Espaciais. A pesquisa busca investigar as relações das crianças nessa faixa etária com o Espaço Perceptivo e o Espaço Representativo à luz das pesquisas de Piaget e Inhelder (1993) e outros teóricos que estudam sobre o tema. Foram utilizados procedimentos da pesquisa qualitativa, como vídeo filmagens, observações e fotografias. Entre os resultados destacam-se o domínio gradativo do vocabulário espacial, passando do uso de um vocabulário genérico para um vocabulário específico. Mostram que a maioria das crianças desenvolvem a noção de lateralidade e outras estão a caminho. Revelam ainda que as crianças nessa faixa etária, ainda utilizam seu próprio corpo como referência na localização e movimentação de pessoas e objetos. No entanto, algumas delas já evidenciam a percepção de colocar-se na mesma posição do outro para poder indicar o sentido correto de um percurso ou a localização de um objeto.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Curi, E., & Fernandes, G. C. (2024). A comunicação de crianças de pré escola em atividades que envolvem o espaço. Comunicações, 29(2), 7–28. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p7-28

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática na Infância