v. 29 n. 2 (2022): Comunicações, maio-ago.
Comunicações, maio-ago.

Editorial

Renata H. P. Pucci
1-3
Editorial
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p1-3
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p1-3

Dossiê: Educação Matemática na Infância

Edvonete Souza de Alencar
5-6
Apresentação
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p5-6
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p5-6
Edda Curi, Giselle Carreira Fernandes
7-28
A comunicação de crianças de pré escola em atividades que envolvem o espaço
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p7-28
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p7-28
Carloney Alves de Oliveira, Wilker Araújo de Melo, Fernanda Joyce Barbosa dos Santos
29-42
“Cada coisa tem o seu formato”: percepções geométricas na educação infantil com o uso de materiais manipuláveis
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p29-42
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p29-42
Paulo Robson Duarte Barbosa, Ettiène Cordeiro Guérios, Edvonete Souza de Alencar
43-59
Educação matemática, brincadeiras e corpo em movimento: interfaces na educação infantil
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p43-59
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p43-59
Claudia Vásquez, Nataly Pincheira, Ángel Alsina
61-75
¿Cómo se Promueve la Competencia Matemática en los Libros De Texto de Educación Infantil?: Un Análisis de la Demanda Cognitiva
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p61-75
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p61-75
Elizabeth H. Arredondo, Jeanette Huanel Ortega, Nicolás Fernández-Coronado, Jaime García-García
77-97
Metáforas de las Emociones Presentes en la Resolución de Problemas de Reparto en Educación Infantil
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p77-97
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p77-97
Ana Virginia de Almeida Luna, Ângela Ateone Batista do Carmo Ferreira
99-118
Formação Híbrida em Early Algebra para professoras de educação infantil: a prática pedagógica com sequências
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p99-118
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p99-118

Artigos

Elaine Conte, Nathalia Corrêa da Silveira
119-143
A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p119-143
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p119-143
Eduardo Oliveira Sanches, Divino José da Silva
145-162
Sentidos da infância na modernidade: um percurso no limiar entre a filosofia e a educação
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p145-162
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p145-162
Felipe Augusto Fernandes Borges, Elenice Alves Dias Borges
163-188
Jesuítas e crianças no Brasil: um panorama das produções historiográficas
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p163-188
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p163-188
Géssica Priscila Ramos
189-203
A disputa pelo poder da escola: o projeto de educação domiciliar e sua nova modalidade de privatização
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p189-203
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p189-203
Adriana Branco Scorsato, Simone Infingardi Krüger, Rayssa Thaiana Golinelli, Luciana Branco Carnevale, Ana Paula Berberian
205-229
Instrumentos avaliativos adotados para a implementação de recursos de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA): uma revisão integrativa
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p205-229
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p205-229
Jussara Cristina Rodrigues da Silva, Débora Dainez
231-257
Inclusão e educação profissional na Rede Federal de Ensino
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p231-257
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p231-257
Suelen Priscila Ferreira Alves, Rosimeire Maria Orlando
259-283
Política de educação especial no Brasil no contexto de pandemia da Covid-19
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p259-283
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p259-283
Marcelo Andrade Silva, Rogério Cruz de Oliveira
285-301
Educação Física Escolar, conhecimento e saúde no Ensino Fundamental: a ótica de professores e gestores
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p285-301
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p285-301

Resenha

Cláudio Rodrigues da Silva
303-306
“Faces Negras na Escola” – interseccionalidade, interculturalidade, interdisciplinaridade e direitos humanos
https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p303-306
pdf
DOI: https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p303-306