Formação Híbrida em Early Algebra para professoras de educação infantil: a prática pedagógica com sequências

Autores

  • Ana Virginia de Almeida Luna
  • Ângela Ateone Batista do Carmo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p99-118

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar os processos de recontextualização dos textos sobre sequências desenvolvidos em um curso de formação continuada híbrida sobre Early Algebra com professores da Educação Infantil. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa e tem como modelo sociológico de investigação a abordagem da linguagem de descrição de Bernstein (2000). No contexto do estudo foi observada a turma de uma professora da Educação Infantil, que atuou com um grupo de crianças de 4 (quatro) anos. Esta professora participou da formação continuada híbrida sobre Early Algebra. Os resultados da pesquisa indicam que a formação continuada híbrida ampliou os conhecimentos matemáticos sobre Early Algebra das professoras por meio de experiências em ambientes presenciais (socialização de experiência) e em ambientes virtuais (textos dos fóruns de discussão). A formação baseada em modelos híbridos apresentou indícios de autonomia nos processos formativos das professoras. Assim, a recontextualização, em sala de aula da Educação Infantil, dos textos sobre sequências desenvolvidos durante a formação continuada, revelam mudança na prática pedagógica estabelecida na relação entre a professora e as crianças de 4 (quatro) anos. Os textos do discurso algébrico, das crianças, desenvolvidos em atividades sobre sequências apresentam significados relevantes de acordo com o contexto.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Luna, A. V. de A., & Ferreira, Ângela A. B. do C. (2024). Formação Híbrida em Early Algebra para professoras de educação infantil: a prática pedagógica com sequências. Comunicações, 29(2), 99–118. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p99-118

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática na Infância