Educação matemática, brincadeiras e corpo em movimento: interfaces na educação infantil

Autores

  • Paulo Robson Duarte Barbosa
  • Ettiène Cordeiro Guérios
  • Edvonete Souza de Alencar

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p43-59

Palavras-chave:

Primeira infância; Conhecimento matemático; Pensamento estratégico.

Resumo

Este artigo propõe-se ao desafio contemporâneo de conceber a tríade “Educação Matemática – Brincadeiras – Corpo em Movimento” na Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos) de modo sistêmico e relacional. Nesse contexto, buscou-se identificar estratégias para a apropriação e para a formação de conhecimentos matemáticos, por meio de brincadeiras que envolvem o corpo em movimento, as quais foram realizadas por três professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Curitiba (Paraná, Brasil). A pesquisa foi qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa. Os dados foram produzidos por meio de sessões de discussão sobre a prática, na modalidade de roda de conversa temática entre as professoras e os pesquisadores. A sistematização dos dados ocorreu por meio de aproximação de significado. As estratégias identificadas evidenciam que atividades e brincadeiras que envolvem o corpo em movimento podem propiciar experiências matemáticas desafiadoras, reflexivas e significativas, fortalecendo a visão sistêmica do fazer pedagógico na Educação Infantil e constituindo-se em inovação pedagógica que possibilita unir saberes e associar conhecimentos. Conclui-se expondo a relevância do fazer pedagógico sistêmico, analítico e multidimensional que articula corpo em movimento e Educação Matemática na Educação Infantil. 

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Barbosa, P. R. D., Guérios, E. C., & Souza de Alencar, E. (2024). Educação matemática, brincadeiras e corpo em movimento: interfaces na educação infantil. Comunicações, 29(2), 43–59. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p43-59

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática na Infância