Inclusão e educação profissional na Rede Federal de Ensino

Autores

  • Jussara Cristina Rodrigues da Silva
  • Débora Dainez

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p231-257

Resumo

Em 2000, surge a primeira experiência de Educação Inclusiva da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o Programa TEC NEP. Para atender à legislação vigente acerca da inclusão, os Institutos Federais, por meio do Programa TEC NEP, criaram os NAPNEs com o objetivo de promover ações relacionadas ao ingresso, à permanência e ao êxito dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Nesse contexto, surge o interesse da realização do presente trabalho, que objetivou debater os marcos históricos e políticos acerca do processo de implantação e implementação da Política de Inclusão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir de um estudo exploratório-descritivo. Após o estudo, percebemos que, mesmo com a expansão da Rede Federal, não foi possível o desprendimento do modelo tradicional de Educação Profissional e Tecnológica direcionado aos “desafortunados”. Notou-se, também, que não há um programa nacional que oriente o funcionamento dos NAPNEs, se tornando importante a realização de estudos que contribuam com um debate maior no que diz respeito à construção e à implementação de uma diretriz nacional

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Rodrigues da Silva, J. C., & Dainez, D. (2024). Inclusão e educação profissional na Rede Federal de Ensino. Comunicações, 29(2), 231–257. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p231-257