A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas

Autores

  • Elaine Conte
  • Nathalia Corrêa da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p119-143

Resumo

O artigo discute a questão da atuação pedagógica no cenário complexo do mundo digital, cuja política nacional de formação de professores tem sido desarticulada da práxis e desenvolvida negando as condições históricas do trabalho do professor. São tratados aspectos conceituais acerca dos fatores que (des)motivam a escolha pela área da educação e as diversas possibilidades de atuação do pedagogo no contexto escolar para a construção da identidade profissional, analisando, inicialmente, os dados coletados em repositórios digitais de acesso aberto e domínio público. Em seguida, foram mapeadas as pesquisas produzidas no Brasil de 2010 até a atualidade, com as palavras-chave: atuação pedagogo, contexto escolar, condições de trabalho, identidade pedagogo, apresentando as principais tendências e contradições. Dentro dessa perspectiva, o trabalho revisa as principais problemáticas identificadas no campo pedagógico e conclui sinalizando mudanças no processo de formação para atuação pedagógica e comunicação científica, tendo como principais diferenciais as condições de trabalho e as práticas contingentes às novas interpretações do mundo.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Conte, E., & Corrêa da Silveira, N. (2024). A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas. Comunicações, 29(2), 119–143. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p119-143