Educação Física Escolar, conhecimento e saúde no Ensino Fundamental: a ótica de professores e gestores

Autores

  • Marcelo Andrade Silva
  • Rogério Cruz de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p285-301

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em analisar a ótica de professores e gestores de uma escola pública de ensino fundamental da Rede Estadual de Educação de São Paulo sobre os conhecimentos de saúde que a Educação Física trabalha ou poderia trabalhar. Para tanto, 11 professores e duas gestoras foram entrevistados, sendo o conteúdo analisado por categorias não apriorísticas. Atividade física, alimentação, doença, jogos e brincadeiras, esporte, socialização, sedentarismo, higiene e drogas foram compreendidos como conteúdos de saúde pertinentes à Educação Física. Concluímos que existem certos avanços no discurso sobre os conhecimentos da Educação Física em seu diálogo com a saúde, porém ainda com forte ligação com as ciências naturais, relacionada aos ideários da vida ativa.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Silva, M. A., & Cruz de Oliveira, R. (2024). Educação Física Escolar, conhecimento e saúde no Ensino Fundamental: a ótica de professores e gestores. Comunicações, 29(2), 285–301. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p285-301