Educação Física Escolar, conhecimento e saúde no Ensino Fundamental: a ótica de professores e gestores
pdf (Português (Brasil))

Cómo citar

Silva, M. A., & Cruz de Oliveira, R. (2024). Educação Física Escolar, conhecimento e saúde no Ensino Fundamental: a ótica de professores e gestores. Comunicações, 29(2), 285–301. https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p285-301

Resumen

O objetivo do estudo consistiu em analisar a ótica de professores e gestores de uma escola pública de ensino fundamental da Rede Estadual de Educação de São Paulo sobre os conhecimentos de saúde que a Educação Física trabalha ou poderia trabalhar. Para tanto, 11 professores e duas gestoras foram entrevistados, sendo o conteúdo analisado por categorias não apriorísticas. Atividade física, alimentação, doença, jogos e brincadeiras, esporte, socialização, sedentarismo, higiene e drogas foram compreendidos como conteúdos de saúde pertinentes à Educação Física. Concluímos que existem certos avanços no discurso sobre os conhecimentos da Educação Física em seu diálogo com a saúde, porém ainda com forte ligação com as ciências naturais, relacionada aos ideários da vida ativa.

https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v29n2p285-301
pdf (Português (Brasil))
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Comunicações