Jesuítas e crianças no Brasil: um panorama das produções historiográficas
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p163-188Resumo
Como primeira educação formal a ser empreendida em larga escala no Brasil, a educação jesuíta manteve-se como principal agente formador em terras brasílicas por mais de 200 anos, sendo, assim, assunto relevante para a historiografia da educação e da infância brasileiras. O intento deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica de produções versando sobre as atividades dos padres da Companhia de Jesus no Brasil, envolvendo o ensino e a catequese de crianças, no período de 1549 a 1759. O objetivo foi desenvolver um aporte inicial de informações e interpretações sobre o trabalho dos jesuítas com as crianças na Colônia, tendo como base trabalhos produzidos nos últimos anos a este respeito e, assim, contribuir tanto como um texto introdutório ao assunto quanto na perspectiva de delinear novos caminhos de pesquisa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados da Scielo, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Portal de Periódicos da Capes e, também, no buscador Google Acadêmico. Foram usadas palavras-chave tais como “Companhia de Jesus e crianças”; “Companhia de Jesus e infância”; “Jesuítas e crianças”; “Jesuítas e infância”. O que trazemos neste texto é uma visão panorâmica das produções levantadas, apontando pontos principais ligados à temática estudada. Este trabalho, portanto, espera contribuir no sentido de introduzir o leitor ao tema em tela, balizar em que ponto estão as produções a respeito da Companhia de Jesus e sua ação para com as crianças no Brasil e, assim, apontar para novos campos e frentes de pesquisa que podem ser desenvolvidas.
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