Instrumentos avaliativos adotados para a implementação de recursos de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA): uma revisão integrativa

Autores

  • Adriana Branco Scorsato
  • Simone Infingardi Krüger
  • Rayssa Thaiana Golinelli
  • Luciana Branco Carnevale
  • Ana Paula Berberian

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p205-229

Resumo

 Estudos reiteram a importância do implemento de pesquisas que contribuam para a análise e sistematização de instrumentos capazes de avaliar o uso de recursos de CSA junto às pessoas com restrições de fala. Nessa direção, este estudo tem por objetivo identificar e caracterizar instrumentos de avaliação utilizados para a implementação da CSA. Para tanto, foram levantados trabalhos apresentados e publicados em livros pertencentes aos Congressos Brasileiros da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC-Brasil). Dentre os trabalhos, 30% foram desenvolvidos nos Estados Unidos, 20% na Europa e 15% no Canadá; dos profissionais envolvidos na tradução, validação e adaptação foram psicólogos (25%), psicólogos e pedagogos (10%), terapeutas ocupacionais (15%), fonoaudiólogos (10%) e fonoaudiólogos e pedagogos (5%); dos instrumentos produzidos no Brasil, houve predomínio na área da Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Dentre as áreas avaliadas, predominaram linguagem, aspectos motores e cognição; 55% da população avaliada são crianças em idade pré-escolar e escolar; 35% crianças, 10% jovens e adultos e 10% idosos; quanto ao público-alvo dos instrumentos, houve predomínio de pessoas portadoras de paralisia cerebral. Ressalta-se que instrumentos foram estruturados na forma de questionários (55%), testes (30%), formulário (5%), listas de vocabulário e provas assistidas (5%). Pode-se verificar a necessidade da elaboração de instrumentos nacionais que promovam situações espontâneas e relações dialógicas, bem como destinados a pessoas adultas e idosas.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Scorsato, A. B., Krüger, S. I., Golinelli, R. T., Carnevale, L. B., & Berberian, A. P. (2024). Instrumentos avaliativos adotados para a implementação de recursos de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA): uma revisão integrativa. Comunicações, 29(2), 205–229. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n2p205-229