Abstract
Este escrito consiste numa contribuição metodológica para o campo das investigações qualitativas em educação trazendo um recorte de uma pesquisa de doutoramento, defendida em 2020, que utilizou o método preconizado pelo sociólogo alemão Fritz Schütze da Entrevista Narrativa (EN). A pesquisa buscou ampliar compreensões acerca dos movimentos da profissionalização docente, num recorte temporal de trinta anos (1989-2019), sobretudo de fatores que permeiam a permanência na profissão e para tanto, questionou como a profissionalização docente estava sendo percebida frente às trajetórias profissionais. O referencial teórico esteve pautado em achados que discutem profissionalização, formação e profissão docentes. A pesquisa contou com narrativas de quatro professoras formadoras que, ao compartilharem suas trajetórias trouxeram à tona percepções que permitiram inferências acerca do estar na profissão. Como resultado, o corpus analítico, construído por meio das narrativas, permitiu reflexões sobre fatores que tentam explicar a profissão docente, valendo ressaltar que a permanência na profissão se encontrava ancorada principalmente no aprimoramento profissional, uma vez que, as participantes buscavam pelo cumprimento do compromisso que assumiram com a educação ao escolherem a profissão docente, o que nos permitiu traçar inferências que vão ao encontro da ideia de que o movimento de profissionalização tem sido um processo de construção contínua e ininterrupta. Objetivamos com este escrito, apresentar o panorama teórico da metodologia adotada na pesquisa elucidando a sistematização e aplicabilidade da EN, servindo de guia para futuros pesquisadores que intentam trabalhar com interpretações de narrativas, sobretudo quando discutem temas atrelados à formação de professores.

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