Abstract
O texto apresentado emergiu dos encontros e discussões realizadas no Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória – GEM, e tem objetivo analisar a trajetória do professor Nicanor Palhares Sá, no período de 1984 a 2014, e sua atuação na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, e Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UFMT. O espaço escolhido foi a UFMT campus Cuiabá, iniciando em 1984, ano do ingresso de Nicanor Palhares Sá e o recorte final 2014 ano em que o professor se aposentou. O texto se insere no viés historiográfico da História Cultural conectado a História da Educação, metodologicamente a pesquisa é bibliográfica e documental, com a abordagem da micro – história. O diálogo foi estabelecido com Jaques Le Goff (1990), Peter Burke (2005, 2011), Roger Chartier (1990), Carlo Ginzburg (1989), Jacques Revel (1998), Giovanni Levi (2000), Ronaldo Vainfas (1997), José D’ Assunção Barros (2005, 2007), Sandra Jatahy Pesavento (2014), Marc Bloch (2001), Suely Ferreira Deslandes (2003), Antoine Prost (2008). A pesquisa encontra-se fase inicial, no entanto, um dos resultados que já foi possível constatar foi a participação de Nicanor Palhares na construção do curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós – Graduação, Instituto de Educação da UFMT.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Comunicações