Abstract
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa exploratória que identificou e analisou a existência de conteúdos relevantes ao ensino de Biologia do Ensino Médio (particularmente, Genética) no filme “Uma Prova de Amor” (2009). Ele conta a história de Anna, uma criança gerada para ser uma doadora compatível para sua irmã, que sofria de leucemia. Inicialmente, analisamos os aspectos constituintes do filme, como: imagem, faixa sonora, estrutura etc. A seguir, avaliamos a narrativa fílmica, a fim de identificarmos cenas que possibilitem a apresentação e o debate de dois conteúdos estruturantes das Diretrizes Curriculares de Biologia do Estado do Paraná: ‘mecanismos biológicos’ e ‘manipulação genética’. Como resultado, identificamos vários momentos passíveis de serem explorados por um professor, os quais contemplam temas como bioética, reprodução assistida e câncer. A partir disso, avaliamos que esse filme poderia contribuir para levantar problemas e gerar debates em sala de aula, auxiliando outros recursos e metodologias no processo de construção do conhecimento dos alunos. Nesse sentido, tendo em vista as considerações aqui exploradas sobre a análise desse filme, avaliamos que esse recurso pode ser um aliado do professor durante o processo educativo para o ensino de genética, desde que dentro de uma realidade escolar que possibilite seu uso.

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