Resumo
Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho narrativo na modalidade autobiográfica, cujo foco é o estudo da Matemática na Educação Básica. Nesse sentido, o primeiro autor optou e assumiu o papel de professor/pesquisador deste trabalho, narrando suas experiências e memórias em uma escrita narrativa de si, apoiado na pesquisa da sua própria prática como professor da Educação Básica e como pesquisador, por pensar/praticar o ensino de Matemática. O cenário educacional de análise se orienta pela pergunta de pesquisa: O que aprendi de forma empírica nas circunstâncias de discência, formação, pesquisa e docência, no âmbito do ensino de Matemática, capaz de contribuir para pensar/praticar o ensino de Matemática no nível fundamental da Educação Básica? As experiências narradas, corpus da pesquisa, são analisadas a partir de uma análise interpretativa em uma leitura interpretativo-compreensiva. Objetivamos compreender aprendizagens desenvolvidas por meio das experiências de discência, formação, pesquisa e docência, no âmbito do ensino de Matemática, capazes de contribuir para pensar/praticar o ensino de Matemática com estratégias didáticas diferenciadas. Foram utilizados questionários narrativos para seus professores como instrumento de coleta de dados. A análise das narrativas dos seus professores e dos seus cadernos escolares nos fez sistematizar os resultados de pesquisa obtidos enquanto suporte das suas recordações contidas em sua narrativa de si e no texto das narrativas dos seus professores. Com relação ao ensino de Matemática, o primeiro autor teve uma formação totalmente tradicional e com foco na formação da unidade temática de número

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Comunicações