Resumo
Este trabalho busca apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado sobre o aprofundamento teórico e produção de Experimentos Investigativos com professores de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio, Licenciandos em Ciências da Natureza e Pedagogia. As formações foram realizadas de forma híbrida com o uso da plataforma Google Meet e da implementação nos contextos escolares. O curso ocorreu no primeiro semestre de 2023 com encontros síncronos e assíncronos. Durante a formação, os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre aspectos psicológicos, pedagógicos e epistemológicos da Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências, elaboraram e aplicaram experimentos nas suas aulas na Educação Básica. Após a aplicação, em grupo de formação os resultados foram socializados e debatidos. Os dados desta pesquisa foram analisados de forma qualitativa e foram produzidos durante os encontros e das apresentações em plenárias sobre as aplicações dos experimentos. Como resultado aponta-se que a pesquisa pode trazer contribuições para a formação dos professores participantes da formação, transformando as suas metodologias de ensino no dia a dia da escola. Os Experimentos Investigativos elaborados e aplicados pelos professores foram analisados a partir de categorias a priori, sendo elas: (1) Etapa da Educação Básica para a qual o Experimento foi elaborado; (2) Questões elaboradas pelos professores para a ficha de acompanhamento; (3) Dificuldades apontadas pelos professores para a elaboração dos Experimentos Investigativos; (4) Tipos de plenárias para a apresentação dos Experimentos Investigativos. A análise mostrou que foram elaborados quatro experimentos para a Educação Infantil, um experimento para os Anos Iniciais para o Ensino Fundamental, cinco experimentos para Anos Finais do Ensino Fundamental e dois experimentos para o Ensino Médio. Após as apresentações em plenária sobre a experiência realizada pode-se perceber por meio dos relatos dos professores em formação que o uso da metodologia de Experimentação Investigativa foi positivo para o processo de aprendizagem dos alunos e tem potencial para ser aplicada no contexto escolar.

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