Prática docente e linguagens digitais: contribuições do design thinking no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p57-78

Resumo

Este artigo discute a potência da combinação entre metodologias inovadoras e o uso de linguagens digitais no Ensino Superior. Tem como objetivo apresentar o Design Thinking (DT) como recurso metodológico e sua apropriação no contexto educacional para renovar práticas pedagógicas e saberes docentes. Conceitua-se o DT e sua contribuição em uma experiência imersiva e inovadora com estudantes do curso de Jornalismo de uma instituição privada de ensino. Trata-se de uma oficina de criação de produtos editoriais, tendo como suporte um ambiente virtual com o uso da plataforma Miro. Como resultado identifica-se construção de projetos inovadores nos quais os estudantes demonstram domínio das ferramentas recursos digitais. Evidencia-se a articulação entre teoria e prática e como as possibilidades de interação e experimentação num ambiente virtual pode responder a demandas formativas do Ensino Superior.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

Lopes, A. L. de S., & Lopes, M. J. A. (2024). Prática docente e linguagens digitais: contribuições do design thinking no Ensino Superior . Educação & Linguagem, 27(1), 57–78. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p57-78