As contribuições e os desafios da cultura digital na educação nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Paula Andreza Yukie Hashimoto
  • Victoria Moura
  • Ana Lúcia de Souza Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p1-21

Resumo

Os desafios da cultura digital na educação e o uso de metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem é o tema do presente artigo que busca a compreensão e aprofundamento das temáticas da cultura digital e da formação de professores diante dos novos desafios da docência. A pesquisa propõe a sistematização de três estratégias didáticas com incorporação de metodologias ativas e integralização de tecnologias digitais para alunos do 2º. Ano do Ensino Fundamental. As propostas foram analisadas por três professores dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de um instrumento de validação. As sugestões foram incorporadas às estratégias como resultado da pesquisa. Os resultados demonstram que as estratégias combinadas com o bom uso de tecnologias digitais e metodologias ativas adequadas, propiciam momentos de construção de saberes de forma contundente e significativa.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Hashimoto, P. A. Y., Moura, V., & Lopes, A. L. de S. (2024). As contribuições e os desafios da cultura digital na educação nos anos iniciais do ensino fundamental . Educação & Linguagem, 25(2), 1–21. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p1-21