As contribuições e os desafios da cultura digital na educação nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p1-21Abstract
Os desafios da cultura digital na educação e o uso de metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem é o tema do presente artigo que busca a compreensão e aprofundamento das temáticas da cultura digital e da formação de professores diante dos novos desafios da docência. A pesquisa propõe a sistematização de três estratégias didáticas com incorporação de metodologias ativas e integralização de tecnologias digitais para alunos do 2º. Ano do Ensino Fundamental. As propostas foram analisadas por três professores dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de um instrumento de validação. As sugestões foram incorporadas às estratégias como resultado da pesquisa. Os resultados demonstram que as estratégias combinadas com o bom uso de tecnologias digitais e metodologias ativas adequadas, propiciam momentos de construção de saberes de forma contundente e significativa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.