John Wesley e a educação de crianças e adultos na Inglaterra setecentista
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p119-166Resumo
O presente ensaio discute a educação de crianças e adultos no contexto setecentista da Inglaterra, promovida pelo clérigo anglicano John Wesley. Como os modelos educacionais apreendidos a partir de sua mãe, dos morávios, de Comenius e de Locke lhe ajudaram a atuar pedagógica e andragogicamente? Nossa hipótese é que ele tenha adotado uma perspectiva teológica que entendia que missão e educação devem caminhar juntas, promovendo espiritualidade e cidadania. Nossos objetivos são (1) compreender as principais influências educacionais que Wesley sofreu, (2) revisitar sua atuação prática na educação infantil na Geórgia e em Kingswood, e (3) analisar sua atuação na educação de adultos nas sociedades metodistas e em seu discurso ao clero. A justificativa desse artigo reside no fato de que, existem poucas discussões críticas sobre Wesley e seu envolvimento na educação. A pesquisa é qualitativa e a metodologia é exploratória. O referencial teórico se dá a partir das principais fontes primárias do clérigo anglicano com relação ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e adultos. Espera-se que, as análises do presente texto possam colaborar com a educação brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.