“Ensinar a todos, todas as coisas, totalmente”: a pedagogia pansófica de Comenius e seu telos utópico
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p161-186Resumo
Iohannes Amos Comenius tem sido reconhecido como uma figura de importância nos estudos da educação, ao ponto de ser considerado o “Pai da Pedagogia moderna”. Sua perspectiva dos estudos educacionais se dá a partir da ótica do que ele denominou de pansofia, isto é, uma noção de democratização da educação em que se deve ensinar “tudo, a todos, totalmente”. No presente artigo, analisamos o que ele entendia por pansofia, como sua proposta se aplicava de maneira prática na didática escolar e como essa pansofia estava repleta de um telos utópico em prol de uma sociedade melhor, cujo meio para tal objetivo era a educação. Para tanto, utilizamos uma abordagem exploratória de suas obras Schola Ludus, Didactica Magna e Pampedia, em suas versões traduzidas para o português, analisando-as a partir da história das mentalidades numa dimensão da história da educação.
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