Práticas educativas em dois contextos: o artístico e o filosófico
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p167-195Resumo
Este artigo discute as práticas educativas, abarcando duas pesquisas de doutorado que foram produzidas em dois contextos: o artístico e o filosófico. O primeiro, na forma de oficinas de música, teatro e poesia em escolas e projetos sociais na cidade de Londrina, PR; o segundo, na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo e em instituições de ensino superior. As investigações se estruturam com base em dados de pesquisas teóricas, empíricas e documentais que tiveram como objetivo identificar, conhecer e compreender, a partir dos relatos dos professores envolvidos, as práticas educativas realizadas nos dois cenários. O referencial teórico de ambas as pesquisas se alicerça em uma perspectiva crítico-humanista da educação, considerando, singularmente, as contribuições de Paulo Freire e Edgar Morin. A metodologia realça a abordagem qualitativa, tendo a entrevista como procedimento investigativo, a partir de um roteiro semiestruturado. Como principais conclusões tem-se a compreensão de que as práticas educativas adotadas pelos docentes, consideradas as peculiaridades dos diferentes universos de pesquisa, possibilitam o ensino da arte e fomentam a reflexão e o pensar sobre a condição humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.