Práticas educativas em dois contextos: o artístico e o filosófico

Autores

  • Cleide Rita Silvério de Almeida
  • José Humberto Rezende
  • Tiago de Souza Mayer

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p167-195

Resumo

Este artigo discute as práticas educativas, abarcando duas pesquisas de doutorado que foram produzidas em dois contextos: o artístico e o filosófico. O primeiro, na forma de oficinas de música, teatro e poesia em escolas e projetos sociais na cidade de Londrina, PR; o segundo, na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo e em instituições de ensino superior. As investigações se estruturam com base em dados de pesquisas teóricas, empíricas e documentais que tiveram como objetivo identificar, conhecer e compreender, a partir dos relatos dos professores envolvidos, as práticas educativas realizadas nos dois cenários. O referencial teórico de ambas as pesquisas se alicerça em uma perspectiva crítico-humanista da educação, considerando, singularmente, as contribuições de Paulo Freire e Edgar Morin. A metodologia realça a abordagem qualitativa, tendo a entrevista como procedimento investigativo, a partir de um roteiro semiestruturado. Como principais conclusões tem-se a compreensão de que as práticas educativas adotadas pelos docentes, consideradas as peculiaridades dos diferentes universos de pesquisa, possibilitam o ensino da arte e fomentam a reflexão e o pensar sobre a condição humana.

Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida

Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE), São Paulo, SP, e líder da Linha de Pesquisa em Educação, Filosofia e Formação Humana (LIPEFH). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Transdisciplinares: Sociologia, Antropologia e História (CETSAH), atual Centro Edgar Morin, Paris (França).

José Humberto Rezende

Professor de Filosofia e História da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Jornalista, Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Silvério de Almeida, C. R., Rezende, J. H., & Mayer, T. de S. (2024). Práticas educativas em dois contextos: o artístico e o filosófico. Educação & Linguagem, 27(1), 167–195. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p167-195

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)