A reforma do pensamento para uma educação “do futuro”: uma perspectiva a partir de Edgar Morin

Autores

  • Tiago de Sousa Mayer
  • Elvis Rezende Messias
  • Cleide Rita Silvério de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p75-100

Resumo

Trata-se de colocar em discussão a reforma do pensamento proposta por Edgar Morin em vista de compreender indicações específicas para uma reforma também da educação. Observamos que Morin tem em mente oferecer uma contribuição concreta para a efetivação de uma formação complexa e integral do ser humano, donde compreende a necessidade de uma prática educacional em nossos dias que aprenda a religar múltiplos saberes e as culturas científica e das Humanidades, a problematizar nossa própria condição humana e nossa capacidade de compreensão e elaboração de conhecimentos, a situar limites e potencialidades de nossa racionalidade e imaginação, reconhecendo os inúmeros fios que tecem a complexa realidade vital na qual nos formamos como pessoas.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Mayer, T. de S., Messias, E. R., & Silvério de Almeida, C. R. (2024). A reforma do pensamento para uma educação “do futuro”: uma perspectiva a partir de Edgar Morin. Educação & Linguagem, 25(2), 75–100. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p75-100