A reforma do pensamento para uma educação “do futuro”: uma perspectiva a partir de Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p75-100Resumo
Trata-se de colocar em discussão a reforma do pensamento proposta por Edgar Morin em vista de compreender indicações específicas para uma reforma também da educação. Observamos que Morin tem em mente oferecer uma contribuição concreta para a efetivação de uma formação complexa e integral do ser humano, donde compreende a necessidade de uma prática educacional em nossos dias que aprenda a religar múltiplos saberes e as culturas científica e das Humanidades, a problematizar nossa própria condição humana e nossa capacidade de compreensão e elaboração de conhecimentos, a situar limites e potencialidades de nossa racionalidade e imaginação, reconhecendo os inúmeros fios que tecem a complexa realidade vital na qual nos formamos como pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.