Paulo Freire e Edgar Morin: diálogo sobre aproximações, convergências e implicações metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p1-23Resumo
O artigo apresenta uma aproximação entre os dois pensadores - Paulo Freire e Edgar Morin - cujas obras são essenciais e complementares para compreender/exercer práticas educativas transformadoras na contemporaneidade. O estudo priorizou estabelecer interfaces entre o conhecimento produzido nas Andarilhagens das autoras, marcadas pelos estudos e pesquisas que realizam sobre os educadores. O objetivo do diálogo entre o pensamento de ambos é analisar os fundamentos ontológicos e epistemológicos que os aproximam, bem como as implicações metodológicas que deles decorrem. A principal contribuição é atualizar estudos sobre quão fecundas são as aproximações teórico-conceituais entre o pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin, apresentando questionamentos que sintetizam a atualidade da compreensão e suscitam novas investigações acerca do diálogo entre a educação libertadora e o pensamento complexo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.