Paulo Freire e Edgar Morin: diálogo sobre aproximações, convergências e implicações metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p1-23

Resumo

O artigo apresenta uma aproximação entre os dois pensadores   - Paulo Freire e Edgar Morin - cujas obras são essenciais e complementares para compreender/exercer práticas educativas transformadoras na contemporaneidade. O estudo priorizou estabelecer interfaces entre o conhecimento produzido nas Andarilhagens das autoras, marcadas pelos estudos e pesquisas que realizam sobre os educadores. O objetivo do diálogo entre o pensamento de ambos é analisar os fundamentos ontológicos e epistemológicos que os aproximam, bem como as implicações metodológicas que deles decorrem. A principal contribuição é atualizar estudos sobre quão fecundas são as aproximações teórico-conceituais entre o pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin, apresentando questionamentos que sintetizam a atualidade da compreensão e suscitam novas investigações acerca do diálogo entre a educação libertadora e o pensamento complexo.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Souza de Freitas, A. L., Petraglia, I., & Moraes, M. C. (2024). Paulo Freire e Edgar Morin: diálogo sobre aproximações, convergências e implicações metodológicas . Educação & Linguagem, 26(2), 1–23. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p1-23

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo